Gerenciamento 4D

July 28, 2016

BIM 4D Scheduling – Building Information Modeling

O modelo 4D é um processo inovador que acrescenta o fator TEMPO ao modelo tridimensional. Podemos, diretamente, conectar cada atividade de um Diagrama de Gantt (gerado em softwares de gerenciamento como Oracle Primavera ou Microsoft Project) ao modelo BIM.

Esses modelos animados representam a sequência de construção planejada e o fator tempo.

O principal objetivo da Simulação das Fases de Execução é fornecer uma ferramenta que irá ajudar a equipe de gerenciamento a visualizar questões logísticas ou ineficiências, expondo pormenores, tais como trabalhos feitos fora de sequência ou conflitos de planejamento entre as várias disciplinas, além da análise de suposições e estratégias de fases de construção em uma perspectiva macro, de modo a alcançar a otimização do planejamento de execução.

A tecnologia 4D permite aproveitar as informações contidas em um modelo BIM e adicionar à mesma informações pertinentes à fase de Construção (equipamentos, setorizações, fases de construção, etc.) gerando animações que permitem uma rápida e fácil compreensão do empreendimento a ser construído.

 

¨ Estudos de Viabilidade

¨ Análise Construtibilidade

¨ Logística de Canteiro

¨ Disposição de máquinas de Elevação

¨ Definição de Planos de Ataque

¨ Comparativos entre Planejado x Realizado

¨ Treinamento de Equipe

¨ Detecção de Colisões (Clash Detection) em determinado período de tempo